domingo, 24 de outubro de 1999

[Oração] Maria Desatadora dos Nós -Novena-


Maria Desatadora dos Nós é uma devoção que surgiu em 1700, na cidade de Ausburgo, na Alemanha. Um pintor desconhecido pintou a Virgem Maria inspirado na meditação feita por São Irineu, bispo de Lyon e mártir no ano 202, que, à luz do paralelismo escrito por São Paulo sobre Adão-Cristo, criou o de Eva-Maria, dizendo: "Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; ao contrário, Maria, por sua obediência, o desatou!"


Este quadro foi então colocado na pequena igreja de São Peter am Perlack em Ausburgo e ali está até hoje nesta igreja que é cuidada pelos jesuítas locais. Ali foi onde tudo começou, fonte desta fé. A devoção à Maria Desatadora dos Nós, então, como vocês podem ver, já existe há 300 anos!
Portanto, não é uma devoção de agora. Não se trata de uma aparição da Virgem Maria a alguém, como aconteceu em Lourdes ou em Fátima. Trata-se de uma devoção respeitada como tantas outras existentes na Igreja Católica, embora a Virgem Maria seja uma só.

Quando Denis A encontrou pela primeira vez, vendo o quadro, sentiu-se profundamente tocado em seu coração, ele que sempre amou a Virgem Maria e construiu o primeiro Santuário o de Maria Porta do Céu.

Permaneceu estarrecido diante de tanta beleza, dos detalhes tão ricos, no plano da fé, das mensagens ali contidas no quadro e o nome, Maria Desatadora dos Nós, não lhe deixou mais o coração sossegado por dias e dias. Por quê? Precisava fazê-La conhecida no Brasil, afinal quem não tem algum nó a desatar, um problema que não conseguimos solucionar e que nos atam e nos impedem de cantar as maravilhas de Deus? Então, impulsionado pelo desassombro que lhe é peculiar (e principalmente hoje podemos ver, pelo Espírito Santo e a Virgem Maria) Denis foi à luta. Após grande batalha burocrática, finalmente, depois de alguns meses, o Santuário Maria Porta do Céu foi presenteado com uma réplica do quadro de Maria Desatadora dos Nós. Quanta alegria! Sentíamo-nos honrados, agraciados com tal presença, mas não tínhamos idéia do que viria..., do que nossa Mãe planejava. O primeiro Santuário o Maria Porta do Céu foi construídos há mais de 10 anos por nós, leigos, quase sem doações, com muito sacrifício, uma vez que o dinheiro que tivemos para erguê-lo veio dos livros que escrevemos durante anos. E cada tijolo ali foi posto na fé porque muitas vezes não tínhamos a quantia que precisávamos.

O primeiro sinal do céu que recebemos para ir em frente foi a doação do terreno pela Prefeitura local. Não esperamos mais. Partimos então na fé, porque Deus tem pressa. Nosso Pai é rico e nossa Mãe é Rainha. Depois de quatro anos a construção do santuário se concretizou, mas nossos sonhos não, porque a obra ficará completa quando pusermos em funcionamento o Centro de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos LO TEDHAL (LO TEDHAL em aramaico significa "Não temas") para oferecer alívio ao sofrimento a pacientes portadores de enfermidades sem cura e seus familiares.

E foi neste Santuário que Maria Desatadora dos Nós, de tão longe, finalmente veio para ficar. Uma vez chegada aqui, Ela foi entronizada ao lado do altar.

A partir daí, dia após dia, foram chegando fiéis que, ao vê-La, colocavam-se de joelhos e se punham a rezar para Ela. E cada dia mais fiéis começaram a visitá-La, e mais fiéis... As graças foram então concedidas e nunca mais parou. Hoje a novena que escrevi à Maria Desatadora dos Nós já está editada em mais de 10 países e temos sentido que, quando vamos levá-La a estes países, os corações destes povos contemplam a Virgem e se apaixonam por Ela. Temos certeza de que é do agrado de Deus esta devoção:

- Já que este quadro reflete a fé Igreja Católica na Mãe de Deus e expressa claramente a Mediação Maternal da Virgem Santíssima;
- Não teríamos até hoje tal número de testemunhos e fiéis aos seus pés;
- Temos experimentado em nossas vidas o seu extraordinário poder intercessor e visto o mesmo acontecer na vida dos Seus filhos que a Ela recorrem;
- Temos a aprovação da novena pela Igreja uma vez que nos foi concedida a "Imprimatur" e o Nihil Obstat" pelo Cardeal de Paris.

Vivemos em tempos difíceis onde os problemas, os nós, as tentações, a falta de paz, enfim, o mal que nos cerca de todos os lados, parece querer nos devorar vivos, como leão. (I Pedro 5,8).

Por isso, Aquela que Desata os Nós, escolhida por Deus para esmagar com seus pés este mal, vem se manifestar como nunca hoje, não só para nos dar emprego, saúde, reconciliação na família e outras coisas, mas, principalmente porque quer desatar os nós dos pecados que dominam nossas vidas, para que, livres deles, como filhos de Rei, possamos receber as promessas que nos estão reservadas desde a eternidade. Promessas de vitória, de paz, de bênçãos, de reconciliação.
E, livres dos nós, mais felizes então, poderemos ser testemunhas do poder divino, réplicas pequenas do Coração de Deus neste mundo, frascos de perfume que exalam misericórdia e amor aos outros, embaixadores de Cristo e da Virgem do Belo Amor, àqueles que choram sem consolo, que estão sós, atados de nós, sem Deus, sem Pai, sem Mãe!

Que Maria Desatadora dos Nós os abençoe hoje e sempre.

Amém.


Texto originalmente escrito pela Dra. Suzel Frem Bourgerie
e postado no site oficial do Santuário em Campinas/SP
de onde também vem a foto abaixo:


A NOVENA:

Modo de Rezar a Novena da Nossa Senhora Desatadora dos Nós

1)Faça o sinal da cruz.

2) Reze o Ato de Contrição. Peça perdão pelos seus pecados e faça o firme propósito de não mais cometê-lôs.

Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de vos Ter ofendido, porque sois tão bom e amável. Prometo, com a vossa graça, esforçar-me para ser bom.Meu Jesus, misericórdia!

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu:
por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas,
e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos Ter ofendido;
pesa-me também de Ter perdido o céu e merecido o inferno;
e proponho firmemente, ajudado com o auxílio de Vossa divina graça, emendar-me
e nunca mais Vos tornar a ofender.
Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia.
Amém.

3) Reze o terço (As três primeiras dezenas).

4) Faça a meditação própria de cada dia da novena (Do primeiro ao nono dia).

5) Complete as duas dezenas finais do Terço.

6) Termine com a Oração à Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

Virgem Imaculada e bendita,vós sois a dispensadora universal de todas as graças,
e como tal sois a esperança de todos e a minha esperança também.

Dou sempre graças ao meu Senhor que me fez conhecer-vos
e compreender o meio de obter as graças e salvar-me.

O meio sois vós,ó grande Mãe de Deus,porquanto sei que,
principalmente pelos merecimentos de Jesus e pela vossa intercessão,me hei de salvar.

Ah! Minha Rainha!Vós noutro tempo vos destes tanta pressa em visitar
e santificar em vossa visita a casa de Isabel.

Visitai, por quem sois, e visitai de pressa a pobre casa da minha alma.
Apresentai-vos; vós sabeis, melhor do que eu, quanto ela é pobre e enferma de muitos males,
de afetos desordenados, de hábitos maus, e dos pecados cometidos:
males pestíferos que a querem levar à morte eterna.
Vós podeis curá-la de todas as enfermidades.
E desatar todos os nós que nela existem.

Meditação

  • 1º Dia:

Santa Mãe querida, Maria Santíssima, que desata os nós que sufocam os teus filhos, estende tuas mãos de misericórdia para mim. Entrego-te hoje este nó (Fazer o pedido) e todas as suas consequencias negativas que ele provoca em minha vida. Dou-te este nó que me atormenta e me faz infaliz e tanto me impede de unir-me mais a Ti e a Teu Filho Jesus, meu Salvador.

Recorro a Ti, Maria Desatadora dos Nós, pois confio e sei que jamais desprezas o filho pecador que vem pedir-te auxílio. Eu creio que tu podes desatar este nó pois tudo te é concedido por Jesus. Eu creio que tu queres desatar este nó porque és minha Mãe. Eu creio que Tu o farás porque me amas com eterno amor. Obrigado, Mãe querida.

Maria Desatadora dos Nós, roga por mim.

Quem procura a graça, a encontrará nas mãos de Maria.

  • 2º Dia:

Maria, Mãe amada, dispenseira de todas as graças, volto a ti meu coração hoje, reconhecendo-me pecador e necessito do teu auxílio. Muitas vezes chego a perder as graças que me concedes por causa do meu pecado de egoísmo, de orgulho, de rancor e de falta de generosidade e humildade. Recorro a ti hoje, Maria Desatadora dos Nós, a fim de pedir para mim a teu Filho Jesus um coração puro, despojado, humilde e confiante. Viverei o dia de hoje praticando estas virtudes e Te ofertarei isso como sinal do meu amor por ti. Entrego em tuas mãos este nó… que me impede de refletir a glória de Deus.

Maria Desatadora dos nós, roga por mim.
Maria ofereceu a Deus todos os momentos do seu dia.

  • 3º Dia:

Mãe Medianeira, Rainha do céu, em cujas mãos se encontram as riquezas do Rei, volta os teus olhos misericordiosos para mim hoje. Confio nas tuas santas mãos este nó da minha vida (Fazer o pedido) e todo o rancor, o ressentimento que ele me causa. Peço-te perdão, Deus Pai, pelo meu pecado. Ajuda-me agora a perdoar todas as pessoas que conscientemente ou inconscientemente provocaram este nó. Dá-me, também, a graça de me perdoar por ter provocado este nó. Só assim poderás desatá-lo. Diante de ti, Mãe querida, e em nome de teu Filho Jesus, meu Salvador,a quem tantas ofensas foram feitas, tendo sido concedido o perdão, eu perdôo agora estas pessoas (Dizer o(s) nome(s)) e me perdôo para sempre. Obrigado, Maria Desatadora dos nós por desatar o nó do rancor em meu coração e o nó que agora te apresento. Amém.

Maria Desatadora dos nós, roga por mim.

Dirija-se à Maria quem deseja graças.

  • 4º Dia:

Santa Mãe querida, generosa para com todos os que te procuram, tem piedade de mim. Confio em tuas mãos este nó que rouba a paz do meu coração, que paraliza a minha alma e impede-me de caminhar até o meu Senhor e servi-lo com a minha vida.

Desata este nó da minha vida (Fazer o pedido) Mãe, e pede a Jesus pela cura da minha fé paralítica que se deixa abater pelas pedras do caminho. Caminhando contigo, Mãe querida, que eu veja estas pedras como amigas, que eu não murmure mais e aprenda a dar graças sem cessar e sorrir confiante no teu poder.

Maria Desatadora dos nós, roga por mim.

Maria é o Sol e ninguém fica sem sentir seu calor.

  • 5º Dia:

Mãe Desatadora dos nós, generosa e compassive, venho a ti hoje para renovar a entrega deste nó (Fazer o pedido), em minha vida e te pedir a sabedoria divina para agir sob a luz do Espírito Santo neste emaranhado de problemas. Nunca ninguém a viu irada; ao contrário, tão repassadas de doçura eram suas palavras que se reconhecia o Espírito Santo em sua boca. Tira de mim a amargura, a cólera, o ódio que este nó me causou. Dá-me, ó Mãe querida, da tua doçura, da tua sabedoria, refletindo tudo em silêncio, no coração. E como estiveste em Petencostes, roga a Jesus para que eu receba um novo sopro do Espírito Santo neste momento em minha vida. Espírito Santo vem sobre mim!

Maria Desatadora dos nós, roga por mim.

Maria é rica em poder junto de Deus.

  • 6º Dia:

Rainha de Misericórdia, confio a ti este nó da minha vida (Fazer o pedido), e rogo-te dar-me um coração de esperaenquanto o desatas. Ensina-me a perseverar na palavra viva de Jesus, na Eucaristia, no sacramento da confissão, enfim, fica comigo e prepera o meu coração para festejar com os anjos esta graça a mim já concedida. Amém! Aleluia!

Maria Desatadora dos nós, roga por mim.

Toda formosa és, Maria, e mancha não há em Ti.

  • 7º Dia:

Mãe Puríssima, venho a ti hoje para suplicar que desates este nó da minha vida (Fazer o pedido), e me livres das ciladas do Mal. Deus te concedeu grande poder sobre todos os demônios. Renuncio a todos eles hoje, a toda ligação que tive com eles hoje, a toda ligação que tive com eles e proclamo Jesus como meu único Senhor e Salvador. Maria Desatadora dos nós, esmaga a cabeça do Maligno na minha vida e destrói as armadilhas que eles ma fizeram provocando este nó. Obrigado, Mãe querida. Sangue Preciosíssimo de Jesus, liberta-me!

Maria Desatadora dos nós, roga por mim!

Tu és a glória de Jerusalém, a alegria do nosso povo.

  • 8º Dia:

Virgem Mãe de Deus, rica em misericórdia, tem piedade de teu filho e desata este nó (Fazer o pedido), na minha vida.

Preciso de tua visita em minha vida, como visitastes Izabel. Traze-me Jesus, traze-me o Espírito Santo.

Ensina-me a praticar as virtudes da coragem, da alegria, da humildade, da fé, e como Izabel, ficar cheia do Espírito Santo. Faze-me estremecer de alegria em teu seio, Maria. Consagro-te como minha mãe, minha Rainha, minha amiga. Dou-te o meu coração e tudo o que me pertence (minha casa, minha família, meus bens exteriores e interiores). Sou teu para sempre. Coloca em mim o teu coração para que eu possa fazer tudo o Jesus me disser.

Maria Desatadora dos nós, roga por mim.

Vamos, pois, cheios de confiança, para o trono da graça.

  • 9º Dia:

Maria Santíssima, Advogada nossa, Desatadora dos nós, venho hoje para agradecer-te por desatares este nó na minha vida. Tu bem conheces os sofrimentos que ele me causa. Obrigado por vires, Mãe, com teus longos dedos de misericórdia, secar as lágrimas dos meus olhos, me acolheres em teus braços e me fazeres recebedor de mais uma graça divina.

Maria Desatadora dos nós, Mãe querida, a Ti agradeço por desatares os nós da minha vida. Cobre-me com teu manto de amor, guarda-me na tua proteção, ilumina-me com tua paz! Amém.

Maria Desatadora dos nós, roga por mim.


(Novena retirada do site: http://minhaprece.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário